sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Em 2013 Carnaval vai recuperar Queima do Entrudo

As festividades alusivas ao Carnaval saem à rua, em Alfândega da Fé, entre 8 e 12 de fevereiro. As comemorações abrangem, assim, o fim de semana que antecede o dia de Carnaval e culminam no dia 12 com a Queima do Entrudo. Esta é uma das tradições associadas a esta quadra festiva, que a Câmara Municipal quer ver recuperada.

A destruição pelo fogo do Entrudo era um dos pontos altos do Carnaval na sede do concelho, simbolizava também a passagem a um novo ciclo, servia como uma purga para os males, anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. Um rito que, este ano, Alfândega da Fé volta a celebrar. Para além disso, vai ter lugar o já tradicional Cortejo de Carnaval, que vai realizar-se no domingo gordo (10 fevereiro) e terça –feira (12 fevereiro). Os Cortejos prometem a habitual folia e sátira, procurando envolver toda a comunidade nestes festejos. A ideia é que todas as freguesias se façam representar, principalmente, no desfile de domingo, deixando espaço para que a terça-feira de carnaval continue a ser celebrada em cada freguesia.

A juntar a tudo isto o habitual desfile das escolas do concelho (8de fevereiro) e o Jantar/Baile de Carnaval no Hotel & SPA (11 fevereiro).

Neste fim de semana de folia outras iniciativas marcam a agenda cultural Municipal, como a exibição na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, no dia 9 de fevereiro, de duas peças de teatro. Os espetáculos são do grupo de Teatro Amador Mondinense e têm destinatários diferentes. À tarde (15h) a peça infantil “Passos de música, caminhos de água”, direcionada para crianças, às 21.30h, para o público geral, sobe ao palco “O Bordel”, uma adaptação inédita da obra “Os Pintores não têm Recordações”, de Dário Fo.

O programa detalhado do Carnaval 2013 será divulgado oportunamente.

Fonte: Câmara Municipal de Alfândega da Fé

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Exposição "Gravura | a oficina, a técnica o impressor"


EXPOSIÇÃO "Gravura | a oficina, a técnica o impressor" de TOMÁS DIAS
Casa da Cultura, de 8 de janeiro a 5 de maio - Alfândega da Fé