domingo, 16 de junho de 2013

Na Festa da Cereja

 A Festa da Cereja 2013 realizou-se nos dias 7, 8, 9 e 10 de Junho de 2013. Aproveitei algum tempo disponível na sexta-feira, dia 7, para fazer um passeio pelo concelho e visitar o certame.
Tinha ideia de chegar a tempo da cerimónia de abertura,  mas demorei-me pela Vilariça e cheguei  pouco depois das 18 horas.
Rapidamente cheguei à conclusão de que escolhi mal o dia, ou a hora. Pelo facto do certame estar no início não haveria muita gente o que facilitaria a minha tarefa de tirar algumas fotografias interessantes para divulgação. Isso aconteceu, mas muitos stands ainda não estavam montados. A iluminação também não era suficiente e senti-me bastante frustrado. Caiu mesmo uma violenta tempestade sobre a vila!
 Estive no certame há alguns anos atrás, para participar numa prova de BTT. Nessa altura verifiquei que a parte dos restaurantes estava muito bem organizada e este ano também, Tive pena de não ficar para a ceia, porque boa comida não devida faltar.
Dentro das tendas montadas havia uma grande variedade de produtos. Claro que o principal da festa/feira era a cereja. Estava à espera de ver mais  vendedores do que os que realmente vi.
Percorri com algum pormenor os stands com produtos alimentares tradicionais. Havia bastante oferta, alguma do concelho de Alfândega outra da região. Havia sobretudo fumeiro, pão, licores, compotas, queijo, e azeite.
Numa terceira tenda preparavam-se as coisas para a noite. Luzes psicadélicas, muita cerveja e outras bebidas que estão na berra.
No exterior estavam expostos carros e máquinas agrícolas.
O tempo estava tão desagradável que não me demorei muito no recinto da feira. Tinha intenção de voltar num dos dias seguintes, mas tal não veio a acontecer.
Houve algumas coisas que gostava de ter acompanhado, como os grupos de cantares (no sábado) e a representação da lenda dos Cavaleiros das Esporas de Douradas (no domingo). Espero voltar para o ano, quem sabe se não será até uma ano de melhor produção de cereja...

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Capela de Santa Justa


Capela maneirista de planta longitudinal composta por uma nave, uma capela-mor mais estreita e uma sacristia retangular adossada à fachada lateral. No interior, destaque para o retábulo-mor e colaterais, para a pia de água benta e para o púlpito.
Em Santa Justa, freguesia de Eucísia.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Festa da Cereja, 7, 8, 9 e 10 de Junho


Dia 07 de Junho (sexta feira)
18.00h - Abertura da Festa da Cereja
22.00h - “Grupo TransFive”
00.30h - Dj Jamie Ferrer


Dia 08 de Junho (sábado)

15.00h - Abertura Oficial da Festa da Cereja
Orquestra Juvenil
“Tributo das Donzelas”- Evocação das Memórias de Alfândega
Grupo de Teatro Filandorra e Almedievo - Grupo de Música Medieval
16.30h - Grupo de Cantares de Sambade
18.00h - Grupo de Cantares de Parada
22.00h - “Grupo Flor de Lis”
00.30h - Dj Durval


Dia 09 de Junho (domingo)

11.00h - Passeio de Carros Antigos e Desportivos na Terra Quente
14.30h - 1º Sprint BTT das Cerejas
15.00h - Arruda RaussTuna
(Tuna Mista do Instituto Politécnico de Bragança)
16.00h - Apresentação da “Cerveja Mártir” - Cerveja Artesanal de Cereja
17.00h - Dramatização da “Lenda dos Cavaleiros das Esporas Douradas”
(Filandorra | Almedievo | Tafé | Comunidade)
19.30h - Entrega dos Prémios do 1º Sprint BTT das Cerejas
21.30h - Banda Municipal
22.30h - “Emanuel”
00.00h - RaussTuna
(Tuna Mista do Instituto Politécnico de Bragança)
01.00h - Dj Energie


Dia 10 de Junho (segunda-feira)

11.00h - Arruada Grupo de Concertinas “Sons de Casconha”
15.00h - Grupo de Cantares de Gebelim
16.00h - Workshop "Reciclar é aproveitar"
16.30h - Arruda Grupo de Concertinas “Sons de Casconha”
17.00h - Grupo de Cantares de Alfandega da Fé

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sprint BTT da Cereja 2013 – Alfândega da Fé


Sprint BTT da Cereja 2013 – Alfândega da Fé

9 de Junho de 2013
O que é?

  • O Sprint BTT compreende um novo formato de corrida BTT, onde o mais rápido será o vencedor.
  • O percurso terá 700m, é totalmente pedalável e inclui asfalto, terreno natural, obstáculos artificiais e naturais;
  • Os atletas competem entre si 4 a 4 (cada manga tem 4 atletas) onde os 2 mais rápidos continuam em prova (passam à fase seguinte) e os 2 mais lentos são eliminados, até se chegar a um vencedor.

Inscrição:
  • A inscrição contempla banho, seguro, brinde, dorsal e lavagem da bicicleta
  • As inscrições deverão ser efectuadas até às 14h30m do dia da prova (9 de Junho) o que contempla facultar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nº do B.I./C.C., podendo enviar para o e-mail s.desporto.alfdafe@gmail.com.
  • Os menores de 18 anos deverão entregar/enviar a declaração de responsabilidade devidamente assinada pelos pais ou encarregados de educação a autorizar a sua participação bem como cópia do C.C. ou B.I. dos mesmos, aquando da entrega/envio da inscrição.


Programa
13h30m Abertura do Secretariado (Portão Norte da Festa da Cereja) InscriçãoCheck in / entrega dos dorsais  e das lembranças
14h30m Reconhecimento do percurso do 1º Sprint BTT da Cereja
15h00m Início da prova
18h00m Entrega dos prémios

--

Secção de Desporto do Município de Alfândega da Fé
Praça do Município,

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Peónias

Num passeio que fiz ao alto da serra de Bornes procurei algumas espécies vegetais que já tinha observado anteriormente. A estrela seria a aquilégia, ou alguma orquídea selvagem, que ando sempre com vontade de encontrar. Não esperava, mesmo nada, encontrar estas bonitas peónias.
Apenas vi alguns exemplares, poucos, a meia encosta, na vertente voltada para a Vilariça.
As peónias são conhecidos por vários nomes, entre os quais, ramo-de-raposa, ou rosa albardeira (Paeonia broteri). Não faço ideia qual é o nome que lhe dão no concelho de Alfândega da Fé.
Já as conhecia nas freguesias da Trindade e Benlhevai, ambas no concelho de Vila Flor, e não muito distantes do local onde agora as encontrei. Também a encontrei no concelho de Miranda do Douro e Mogadouro. É uma espécie muito rara,no estado selvagem, com tendência para desaparecer. Nos jardins é possível ver por esta altura plantas desta espécie com flores grandes e muito coloridas, principalmente vermelhas e brancas, mas há-as de muitas cores.